DICAS

Reduza o consumo de água do seu condomínio

Condomínios costumam ter índices elevados quando se trata do consumo de água. O que representa em média, 20% dos custos totais da folha predial.
Quando o valor chega até o condômino, o choro é grande, no entanto, são poucos os que se preocupam em adotar medidas para reduzir os gastos nesse sentido.
Os colaboradores também costumam vacilar quando o assunto é economizar água.
Vale lembrar que, além de ser um recurso natural finito, a água potável é um bem que tem alto valor e que impacta diretamente em qualquer orçamento.
É por essas e outras razões, que é necessário tomar providências para que a mudança aconteça e o gasto no final do mês diminua.

Medidas simples, mas eficazes:

Reduza as lavagens das escadas, muros e áreas com pouca circulação;
Proíba o uso da água do prédio por parte dos colaboradores, para fazer a lavagem de carros, tapetes e outros pertences de condôminos;
Em condomínios com jardins, aposte em irrigação automática. Deste modo, o consumo passa a ser moderado pelo responsável do condomínio, reduzindo o desperdício;
Implemente hidrômetros separados, calculando o consumo individualizado por apartamento. Quando cada um paga a sua parte, a conscientização tende a aumentar;
Instale sistemas de captação e reutilização de água das chuvas. Após tratada, essa água serve para o uso individual nos apartamentos e, também, para realizar a lavagem de áreas comuns do condomínio.

Viu como pode ser fácil? Faça o teste, experimente uma ou mais opções e conte para a gente os resultados obtidos por você.

Até a próxima!